07/05/18 | 11:58
Aplicativo Táxi Manaus é lançado pela Prefeitura

Idealizado e desenvolvido pela Prefeitura de Manaus em parceria com o Sindicato dos Taxistas, o aplicativo Táxi Manaus, foi lançado na sexta-feira, 4/5, para os usuários deste tipo de modal, em Manaus. Nos próximos 30 dias, os usuários de táxi, ao solicitar uma corrida via aplicativo, terão 30% de desconto. O aplicativo foi lançado durante evento realizado no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, é gratuito e, além de descontos aos usuários garante mais competitividade aos taxistas. Manaus é a terceira cidade brasileira a implantar o aplicativo direcionado ao serviço de táxi.

“Eu estou muito feliz, porque os taxistas estão felizes. Nós não prejudicamos os nossos amigos do Uber, ao contrário, Manaus vai crescer com base no desenvolvimento dos dois modais e, aos poucos, nós vamos implantando a cidade inteligente. Esse aplicativo é um dos itens da cidade inteligente”, afirmou o prefeito, em coletiva à imprensa, durante o lançamento do aplicativo.

O “Táxi Manaus” já está disponível nas plataformas Android e iOS e é fruto de um compromisso do prefeito Arthur Virgílio Neto, atendendo um pedido do Sindicato dos Taxistas. A prefeitura coordenou o desenvolvimento da ferramenta e após dois anos vai entregar a gestão da mesma ao Sindicato dos Taxistas do Amazonas (Sintáxi-AM), o que inclui manutenção e licença, por meio de uma comissão gestora.

“O Táxi Manaus é um aplicativo, em que o grande beneficiário é o usuário, com super desconto, sem surpresa no final da corrida, e a gente vai estar contribuindo com a mobilidade urbana da cidade de Manaus”, explicou Márcio Fleury, coordenador da comissão gestora do aplicativo.

O aplicativo visa facilitar o dia a dia dos usuários de táxi da cidade e incentivar o uso aos que ainda não utilizam o transporte. Representantes dos taxistas acompanharam todo o desenvolvimento do APP, bem como apresentaram sugestões de melhorias às funções, inclusive já incorporadas na versão atual disponível na Apple Store e Google Play.

Além disso, o Táxi Manaus foi desenvolvido sob a coordenação da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), que atua nas diversas mídias, com rádio, televisão e internet, com uma campanha de marketing para divulgar e incentivar o uso da ferramenta.

O aplicativo servirá também para promoção turística da cidade, apontando serviços e locais para visitação como as Galerias Populares, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro, parques e outros espaços.

Outra funcionalidade do software, que utiliza o banco de dados da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), é de servir para atualização cadastral dos trabalhadores da categoria. Todos os taxistas que trabalham no APP estão regularizados junto à Prefeitura de Manaus.

 

Uso

Ao baixar o aplicativo, o usuário se depara com uma tela preta e o símbolo de localização com o nome Taxi Manaus, acompanhado do slogan “Viagens confortáveis, seguras e sem surpresas”. Em seguida, é levado à tela de Login ou Cadastro, podendo ser feito com uma conta no Facebook ou informando celular e e-mail.

 

Depois, basta informar o local de origem da corrida e o destino. O usuário verá o preço fixo (já com desconto), a distância e o tempo aproximado em que o percurso será feito. Ao avançar, o passageiro pode ainda editar preferências como um motorista que fale outro idioma, escolher um carro especial e a forma de pagamento.

Vantagens do Táxi Manaus

Além de disponibilizar um preço fixo por aplicativo a qualquer hora, o táxi é um serviço legalizado pelo poder público municipal e emprega mais de 4 mil trabalhadores, segundo dados da SMTU, a maioria já cadastrada no novo aplicativo. Os taxistas possuem larga experiência no mercado e oferecem veículos com comodidade, segurança e rapidez, que podem circular livremente pelas Faixas Azuis.