30/10/17 | 11:20
Crianças aprendem brincando o respeito com os usuários especiais do transporte coletivo

Foto: Altemar Alcantara/Semcom

Envolver os estudantes na discussão sobre direitos e deveres dos usuários no uso do transporte coletivo em Manaus é o principal objetivo da apresentação teatral ‘Conduzindo com Alegria’, promovida por agentes de educação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) em escolas da rede pública de Manaus. Nos últimos dois meses, 12 da Educação Infantil e Ensino Fundamental foram visitadas pela equipe, que contou com a participação de mais de mil alunos que se tornam multiplicadores das informações.

Na apresentação teatral, personagens representam usuários especiais: grávidas, idosos, deficientes físicos, obesos e mães com crianças de colo. Com enfoque no respeito ao direito de prioridade desses usuários, os alunos são incentivados a sempre ceder os assentos dentro dos ônibus para qualquer uma dessas pessoas.

Outras orientações fornecidas são dicas de segurança, como não colocar o braço para fora enquanto o ônibus estiver em movimento, também foram abordadas, além de orientações sobre não pichar, depredar ou jogar lixo no interior dos coletivos.

Para a responsável pelo setor de educação da SMTU, Raquel Dias Castro, a ação educativa serve para conscientizar os alunos sobre respeitar e valorizar as pessoas desde cedo. “Queremos sensibilizar as crianças que esses usuários especiais possuem algumas limitações e dificuldades, por isso têm prioridade. Assim, orientando esse público tão jovem, estimulamos o exercício de cidadania para que tornem-se adultos mais comprometidos com o coletivo e o bem comum”, disse.

Na última quinta-feira, 26/10, estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Prof. Raimundo Figueiredo de Souza, localizado no bairro Redenção, zona Oeste, assistiram à apresentação teatral. Na ocasião, eles conheceram mais sobre a lei municipal educativa, que tornou todos os assentos preferenciais. As responsabilidades da SMTU e os canais de comunicação do SAC para reclamações e sugestões também foram divulgados.

“É um tema de uma vasta importância e a SMTU veio com uma apresentação lúdica maravilhosa, foi, de fato, uma grande aula sobre educação no Trânsito”, ressaltou a gestora e pedagoga da instituição Monique Brito.

Ana Leticia, 6 anos, disse que a apresentação foi instrutiva e divertida. “Foi muito legal e divertido, eu aprendi sobre o trânsito, que não posso ficar botando a mão para fora do ônibus e tenho que deixar a vovó e o vovô sentarem”, destacou.