10/02/18 | 16:15
Equipe de gestores da SMTU conhece o Planejamento Estratégico da Prefeitura para 2018

Em palestra realizada na manhã desta sexta-feira (9), na sede da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a equipe de gestores do órgão assistiu à palestra sobre Planejamento Estratégico e Plano Plurianual 2018, proferida pelo representante da pasta, Franclides Ribeiro.

Com pouco mais de 60 dias à frente da SMTU, Ribeiro mostrou aos expectadores as ações já realizadas, de verificação dos processos organizacionais, conhecimento da cultura, direcionamento do uso dos recursos e avaliação de desempenhos, de modo a colocar em prática a gestão estratégica da SMTU.

Dentre os pontos que levantados, mostrou o caso de sucesso que foi a revitalização do Terminal de Integração 1, que teve a semente plantada pela SMTU, mas contou com esforços de todas as secretarias do município. “Deixo registrado meus agradecimentos a todos os envolvidos no projeto, que se dedicaram para sua concretização. Este é o exemplo da importância da sinergia entre as secretarias, pois cada projeto tem inúmeros vieses, que precisam ser consultados. Com recursos escassos, estamos fazendo acontecer. Não há espaço para vaidade entre setores, entre secretarias”, disse.

Planejamento Estratégico e Plano Plurianual

O Planejamento Estratégico da Prefeitura para 2018 bem como o Plano Plurianual de recurso para os projetos previstos pela SMTU foram apresentados por Ivanilde Oliveira, representante do Comitê Técnico de Planejamento e analista de planejamento de transporte, Vanessa Guimarães, desenhista projetista, ambas da Divisão de Transporte Coletivo e Ely Felizardo, economista, da Divisão de Logística e Finanças

Os programas e ações da SMTU foram criados e desencadeados, com respaldo nos norteadores e eixos estratégicos da administração pública. “Seguimos a missão, a visão de futuro e os valores institucionais da Prefeitura de Manaus, para garantir o alinhamento com os objetivos estratégicos, de acordo com o Decreto nº3.712/2017”, ressalta Oliveira.

Ameaças, oportunidades, forças e fraquezas foram levantadas e consolidadas em pesquisas, dentro do âmbito da SMTU para a compreensão das diretrizes e interações que relacionam o presente com o futuro.

O orçamento previsto para o Quadriênio 2018 – 2021 foi exposto, bem como as ações para o futuro, já definidas pela SMTU, como intensificação das ações de fiscalização dos modais, educação para mobilidade, implantação de novas tecnologias no sistema de transporte público, qualificação e valorização dos servidores, construção de terminais e abrigos, dentre outras.
Ao final do encontro, o diretor de transportes urbanos da SMTU, Robson Falcão, conclamou os presentes a participarem da programação de fiscalização dos transportes coletivos durante o Carnaval 2018, de modo a se envolverem com o trabalho do órgão, principalmente em eventos de grande porte que dão mais visibilidade ao trabalho realizado no dia a dia, junto à Prefeitura e à opinião pública.