29/05/18 | 10:29
Fluxo de veículos alterado no Centro para reduzir o tempo de viagens

A partir desta quarta-feira, 30/5, as linhas 111 (Santo Antônio/T1/Centro), 125 (Campus/ T1/Centro), 541 (Ouro Verde/Boulevard/T1/Centro), 407 (Jardim Primavera/ Parque 10 de Novembro/ T1) e 623 (Petrópolis/T1/Centro) deixarão de atender o Terminal da Matriz, Centro, retornando pela Praça da Saudade e passando, novamente, pelo Terminal de Integração 1 (T1), na avenida Constantino Nery, no sentido Centro-bairro. O objetivo das mudanças é melhorar o trânsito na área central de Manaus e reduzir o intervalo entre os ônibus. A medida proporcionará ao usuário um ganho de 15 a 20 minutos no tempo de viagens das referidas linhas.

Como opção do T1 para o centro da cidade, os usuários terão 27 linhas totalizando 194 veículos. Para o retorno ao bairro, o usuário poderá pegar qualquer linha do Centro em uma parada seletiva com destino ao T1 e realizar a integração com sua linha de origem.

Outra mudança será na linha 002 (Interbairros), que deixará de atender o Terminal 1. A partir da avenida Kako Caminha, no bairro Presidente Vargas, zona Centro-Sul de Manaus, a linha 002 seguirá pela avenida Álvaro Maia, rua Comendador Clementino, avenida Japurá, rua Major Gabriel e avenida Tarumã, de onde segue o itinerário normal.

Orientação

Para informar os usuários sobre as mudanças, funcionários da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) iniciaram nesta segunda-feira, 28, o trabalho de divulgação nos bairros em que os usuários serão afetados pelas alterações nos itinerários.

No bairro Parque 10 de Novembro, funcionários da Superintendência distribuíram material sobre a mudança na linha 407. No Terminal de Bairro da referida linha, a militar Kelly Furtado, 38, disse ter ficado surpresa com a mudança, mas gostou do informativo divulgado pela SMTU. “Toda mudança anunciada com antecipação é melhor. Mesmo assim, algumas pessoas ainda podem ser pegas de surpresa. Espero que a mudança melhore e que desafogue a região central da cidade”, destacou.

Fiscais da SMTU estiveram também divulgando a mudança no campus universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Coroado, zona Centro-Sul. Para a estudante do curso de biblioteconomia Thamires Pinheiro, 19, a divulgação das mudanças é essencial aos usuários. “É bom saber disto, e também espero que reduza o tempo de viagem porque, atualmente, demora muito para voltar do Centro. Eu já peguei a linha 125 e ele sempre chega vazio ao Centro. Acho que a maioria das pessoas desce no Terminal 1”, frisou a acadêmica.