22/02/18 | 9:47
Operação combate transporte clandestino na zona Norte da capital

Apreensões de clandestinos na zona Norte.
Assessoria de Comunicação da SMTU.

Dez motocicletas que realizavam transporte irregular de passageiros na zona Norte da capital tiveram suas motos apreendidas por fiscais da Prefeitura, durante operação, na manhã desta quinta-feira, 22/2. Desde o início da semana, ao todo, já foram apreendidos 70 veículos por transporte clandestino em Manaus.

A fiscalização iniciou pela avenida Torquato Tapajós e seguiu até a avenida Sete de Maio, no bairro Santa Etelvina, na zona Norte. Em seguida, os fiscais continuaram por ruas dos bairros Nova Cidade, Monte Pascoal e Novo Israel. Na avenida Margarita, micro-ônibus dos modais Alternativos e Executivos foram abordados pela fiscalização que verificou a documentações dos veículos.

As operações, coordenadas pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), abrangem todas as zonas e visam coibir a circulação de transportes sem regulamentação, que podem oferecer riscos às pessoas.

“Nossas operações são contínuas. Todos os dias, iremos fiscalizar os transportes na cidade e tirar de circulação os irregulares”, declarou o superintendente Franclides Ribeiro.

Para intensificar as fiscalizações nas ruas de Manaus, a SMTU vem contando com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e agentes de trânsito do  Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

A multa para quem for apanhado em motocicletas de forma irregular varia de 15 Unidades Fiscais do Município (UFMs), equivalente a R$ 1.526,70, e 30 UFMs, em caso de reincidência. O condutor tem, ainda, o veículo apreendido.

Para o motoxista regular Joaquim Pereira da Costa, 60, a fiscalização ajuda o trabalho dos mototaxistas que cumprem todas as exigências legais. ”Tem que tirar todo o transporte clandestino das ruas, que não paga impostos”, observou.