24/11/11 | 14:24
PMM anuncia licitação para sistema executivo

A Prefeitura de Manaus, por meio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), vai publicar edital de licitação para o sistema Executivo de passageiros, na próxima semana. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (22), no auditório da Prefeitura de Manaus, pelo superintendente Marcos Cavalcante, durante reunião com permissionários do sistema e representantes de cooperativas.

A concorrência pública, de acordo com o superintendente, será aberta para cinqüenta vagas. A quantidade segue a recomendação da empresa de consultoria contratada pela Prefeitura de Manaus que fez uma pesquisa sobre o sistema de transporte urbano na capital. A SMTU, no entanto, está analisando a possibilidade de ampliar o número de permissões. “Vamos estudar os casos. Não queremos prejudicar a categoria”, argumentou Cavalcante.

As regras para a circulação dos Executivos também foi um dos temas do encontro. O superintendente alertou que a fiscalização da SMTU estará atenta para verificar se a tarifa de R$ 4,20 está sendo cumprida e ressaltou que os microônibus não devem transportar passageiros em pé. Caso essas irregularidades sejam flagradas, o permissionário perde a autorização para circular, avisou Cavalcante.

Os permissionários foram orientados a cumprir normas de padronização dos veículos. Os microônibus não podem ter cortinas, insulfilm e inscrições nos vidros dianteiros e traseiros. A identificação do itinerário também deverá cumprir o modelo determinado pela Prefeitura, com letreiros que anunciem somente o número e o nome da linha.