18/09/18 | 11:38
Servidores da SMTU participam de curso de Libras

Com o objetivo de atender melhor os usuários do transporte coletivo que buscam atendimento sobre Passe Livre, funcionários da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) participam desta segunda-feira, 17/09 até 2/10, do Curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais, oferecido pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI), no Parque das Laranjeiras.

Ao todo, 22 funcionários que trabalham no setor de atendimento comunitário da Divisão de Atendimento Social (DVAS) e que, diariamente, atendem a pessoas com diversos tipos de deficiência, inclusive a auditiva, terão noções sobre alfabeto datilológico, apresentação pessoal, números, alimentação, cores, verbos e questões sobre surdez e história da Língua Brasileira de Sinais.

Para a chefe da DVAS, Arlene Menezes, o curso faz parte do aprimoramento do serviço prestado à comunidade. “Estamos na linha de frente com o usuário e precisamos ter uma comunicação eficiente. Para isso, precisamos ter conhecimento das dificuldades enfrentadas por cada um para podermos oferecer um atendimento mais adequado”, concluiu.

Para o professor Nelson Alves, que ministra o curso, nesse primeiro momento, os alunos vão conhecer a Língua Brasileira de Sinais e quem é o sujeito “surdo”. “O surdo será reconhecido e compreendido, aumentando sua possibilidade de interação”, ressalta.