29/09/17 | 13:01
SMTU capacita operadores para lidar com usuários portadores de necessidades

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) finalizou nesta sexta-feira, 29, mais um curso de sensibilização voltado motoristas e cobradores visando melhorarias do atendimento prestado aos usuários do transporte coletivo. Trocar de lugar com os usuários, para que sintam na pele as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e idosos no embarque e desembarque dos ônibus é uma das estratégias utilizada por educadores da SMTU.

Cobradores das empresas Expresso Coroado, Acaí Transporte e Via Verde receberam um Certificado de Mérito da SMTU por ter capacitado todos os seus operadores no Programa de Sensibilização do Trabalhador Rodoviário. Durante todo o ano passado, mais de 645 funcionários de empresa de ônibus já do treinamento apenas neste ano.

O programa desenvolve um curso com uma aula prática, onde os operadores embarcam nos ônibus utilizando cadeiras de rodas, muletas, bengalas e máscaras nos olhos. A experiência serve para os operadores sentirem na pele as limitações que fazem parte do dia a dia de muitos usuários.

O motorista da empresa Líder Transportes Francisco Barbosa de Souza Filho, afirmou que o curso foi se suma importância. “Aprendi algo que vai contribuir muito para minha experiência profissional porque nos colocamos na situação de uma pessoa deficiente e sentimos o pele o que se passa com estas pessoas. Hoje aprendi mais um pouco o que é ser humano”, destacou.

Para o diretor de transportes da SMTU Keverson Michiles, o curso de sensibilização é essencial para melhorias dos serviços aos usuários “A responsabilidade da SMTU em treinar com os operadores do transporte é mudar o modo de atendimento e a qualificação deles. Nesta forma, a nossa sociedade começará a ver os motoristas e cobradores com outros olhos”, afirmou o diretor.