21/09/17 | 10:06
SMTU faz ação de sensibilização entre alunos de educação infantil

Educação do Trânsito na Escola
Foto.Altemar Alcantara/Semcom

O respeito ao direito dos idosos, grávidas, obesos e pessoas com deficiência na utilização dos assentos dos ônibus do transporte coletivo foi o foco da ação educativa, realizada na manhã desta quinta-feira, 21/09, com alunos da CMEI Maria Clara Machado, localizada no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

O trabalho é desenvolvido por educadores da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) com o objetivo de tornar as crianças multiplicadoras na promoção da cordialidade e respeito no acesso aos coletivos.  apresentação teatral educativa, onde personagens se caracterizam como um dos usuários especiais. Cada personagem busca incentivar os pequenos a ceder o seu lugar sempre que estiver no ônibus um idoso, grávida, pessoa com deficiência ou obesa.

Para a educadora da SMTU, Keily Brasil, a ação serve para mostrar aos alunos a importância de demonstrar o respeito com o usuário especial. “Queremos sensibilizar as crianças de que esses usuários especiais possuem algumas limitações e dificuldades, por isso têm prioridade. Trabalhamos com crianças porque observamos que muitos dos que ocupam os assentos reservados são jovens”, disse.

Dicas de segurança, como não colocar o braço para fora enquanto o ônibus estiver em movimento também foram abordadas, além de orientações sobre não pinchar, depredar ou jogar lixo no interior dos coletivos.

Para diretora do CMEI, Elineide da Costa Almeida, a atividade foi muito bem recebida pelos alunos. “Foi uma grande interação entre as crianças e o corpo técnico da SMTU, até porque são assuntos a gente também trabalha no âmbito da escola. As atividades chamaram atenção das crianças”, afirmou a diretora.

Um ponto destacado pela SMTU, durante ação, é a entrada em vigor Lei Municipal 2.094/2016 que tornou preferenciais todos os assentos do Sistema de Transporte Coletivo da capital.

O trabalho junto às escolas faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus com objetivo de conscientizar usuários e operadores do transporte coletivo da cidade.

Motoristas e cobradores têm recebido aulas práticas que simulam as dificuldades dos usuários especiais e abordagens aos usuários no interior dos coletivos, terminais de integração e paradas de ônibus também são feitas por agentes da SMTU com a finalidade de conscientizar todos sobre os direitos e deveres de cada pessoa no uso desse serviço.